Acidentes causados por álcool afetam mais pessoas entre 35 e 54 anos
Nos últimos anos, houve uma mudança nas faixas etárias mais afetadas, apesar da redução no número total de acidentes atribuíveis ao álcool.
Durante o mês de conscientização para a segurança no trânsito, o Maio Amarelo, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) divulgou novos dados que mostram uma redução nos acidentes atribuíveis ao álcool e uma mudança na faixa etária mais afetada por óbitos decorrentes desses acidentes.
Entre 2010 e 2022, houve uma diminuição de 22,7% no número de mortes (de 13.911 para 10.747), especialmente entre os homens. Em comparação com o ano anterior (2021), os números se mantiveram estáveis. Esses dados foram analisados pelo CISA com base em informações do Datasus.
Um aspecto que chamou a atenção dos especialistas foi a mudança na faixa etária das vítimas. Em 2010, a maioria dos óbitos ocorria entre pessoas de 18 a 34 anos. Em 2022, a faixa etária mais afetada passou a ser a de 35 a 54 anos, com 35,4% dos óbitos, enquanto a faixa de 18 a 34 anos representou 33,3%.
Para Mariana Thibes, doutora em sociologia e coordenadora do CISA, essa mudança na faixa etária é um resultado positivo da Lei Seca, que tem incentivado uma mudança de comportamento entre os jovens.
“A disponibilidade de alternativas viáveis e acessíveis de transporte para as pessoas que desejam beber é crucial para evitar esses acidentes. O transporte por aplicativos ainda não é uma opção financeiramente viável para todos, portanto, a disponibilização de uma rede pública de transporte noturno é uma ação importante para reduzir acidentes,” destacou.